TWINSET "LIFESTYLE"
Anteriormente conhecidos por Spider Man, apresentam-se de fato e gravata com um talhe anos 60, estudaram dois anos no Conservatório Politécnico de Música de Wellington até terem desistido em 1996 e contam já com cinco álbuns na bagagem, sendo “Lifestyle” o mais recente registo. O projecto neo-zelandês parte de três simples premissas: os músicos, Christopher Yeabsley, Daniel Yeabsley e Paul Hokin, os instrumentos, órgão, saxofone e bateria, e por fim o estilo de vida em comum.
É precisamente de um estilo de vida de que se trata, tanto na metodologia da elaboração sonora, na recolha e inspiração de referências e na maneira como se apresentam. Distinguem-se essencialmente na maneira como olham a música, as tipologias, sincronizando um ideal jazz que, apesar de clássico, consegue trazer até si a pureza do swing, o calor da bossa e a atitude irreverente do funk num poderoso, apesar de calmo e elegante, manifesto de jazz moderno pensado para o século 21. E é talvez isso torna este álbum tão merecedor da nossa atenção. Não que traga uma mensagem nova ou seja um facto com envergadura de cortar a respiração, mas é precisamente na possibilidade de se poder respirar simplicidade enquanto se ouve a dinâmica e o exercício conceptual de três músicos na forma de encarar o presente, ignorando estereótipos, a proporcionarem ao ouvinte, o prazer de encontrar uma mais-valia estética...
A falta de compromisso ao importar para o centro da acção toda a vontade de criar música, ter o talento e ensejo para pegar em instrumentos com prazer, dando vida e sentido ás notas, ao contrário de outros que no presente pegam nos instrumentos só porque existem – debitando infelizmente as notas que convém – que torna-se urgente descobrir novos talentos que possam trazer o essencial a essência, como é aqui o caso! Resumindo: em todo o esplendor, a excelência do bom gosto!