STEVE The Scotsman HARVEY "THE EVERYDAY PEOPLE PROJECT - Vol 1"
Nasceu na Escócia, aprendeu a tocar piano aos seis anos, mas acabou por encontrar na bateria a sua vocação e paixão. Tocou com o seu pai no circuito nocturno de Aberdeen e para além de diversas referências como Count Basie, Glenn Miller ou Ray Charles, que
descobriu na colecção discos de seu pai, encontrou durante a adolescência em Jimmy Hendrix, nos The Eagle ou Led Zeppelin os seus ídolos.
Depois de imigrar para os Estados Unidos sentiu na música da Motown e em Stevie Wonder a essência e a luz interior capaz de o guiar pelos caminhos da Soul, do Funk ou do Jazz, avistando e reconhecendo o rumo musical pretendido e nele fazer carreira. Desde o fim dos anos 70 formou bandas sempre que sentiu o chamamento, tanto do seu talento, como da sua necessidade em desbravar o espírito e o carácter distintivo da música negra norte americana. Produtor, escritor de canções e músico, Steve tem-se desdobrado ao longo dos anos entre os seus projectos, como não se tem poupado a esforços ao colaborar para gente como os The Commodores, Donnie, Brigette, os Kindred The Family Soul ou os míticos The Temptation.
Em “The Everyday People Project” invertem-se ligeiramente os papéis: Steve deixa de ser o convidado/ colaborador, debruçando-se em pleno sobre as suas ideias, desenvolvendo-as segundo a sua visão daquilo que deve ser a música Soul ou R&B, e o resultado é extraordinário. Rodeando-se de músicos e cantores de primeiro nível, todos eles praticamente desconhecidos, desenvolve ao longo de cinquenta minutos um manifesto exercício criativa, demonstra que no seu alento co-habita a verdadeira alma da Motown, bem como o desígnio de expandir a sua música para além das memórias douradas, redefinindo o paradigma da Soul clássica. Daí este álbum ser uma ponte entre o passado e o futuro, não se estranhando o ímpeto e o espírito que corre nas veias de quem nele participa, nem a vontade em demonstrar uma alma que sente o amor como qualquer pessoa vulgar.