"JAZZ CLASSICS 1 & 2 - Uma Compilação de José Duarte"
Depois da edição de uma série de compilações ao longo das últimas semana no Diário de Noticias - alusivas ao aniversário do programa "Cinco Minutos de Jazz" - José Duarte, um dos mais importantes divulgadores de Jazz em Portugal, vê finalmente os dois "Jazz Classics" reeditados num único pacote especial, juntando-se definitivamente o que à muito deveria estar junto. Ao todo são quatro CD's com nomes fundamentais do Jazz como Count Basie, Billie Holiday, Art Tatum, Milles Davis, Herbie Hancock, Duke Ellington, Art Blakey, Django Reinhardt, Steve Coleman, entre outras lendas. Indispensáveis são também as palavras, os comentários, as ideias ou os sentimentos que José Duarte deixa para cada um dos temas que ele tão eloquentemente compilou.
Aqui ficam as palavras de José Duarte, incluídas num género de prefácio de um livro de 36 páginas contido no pacote:
"A primeira edição de Jazz Classics - Vol. 1 saiu para o mercado português de discos em 1995, o volume 2 no ano seguinte.
Grande êxito, disco de prata um e, se hoje fosse, disco de ouro o outro.
O público recebeu pois, com agrado e com necessidade, estes quatro CD's os quais agora se apresentam em caixa.
O público tal como os músicos (quando libertos de pressões más) têm sempre razão.
Na década dos 90, algo de importante sucedeu, no tão cheio de contradições mini-mundo do jazz português e estrangeiro, em Portugal: por ano, centenas de concertos, dezenas de festivais, várias escolas, mais músicos, revistas à venda, pouco, quase nenhum jazz na rádio, livros na sombra, oferta de CD's e lugar para 'oferecer' medíocre ou pontual. TV jazz, CD's com jazz português, tocado por portugueses e estrangeiros, e revista portuguesa com jazz, já só no 21.
E o público, elemento essencial na dialéctica jazz, que preenche plateias, que gosta de tudo que ouve - que sabe ele de jazz? Que possibilidade tem ele de ajudas para aprender?
Colectâneas são instrumentos fundamentais para iniciados, afinal pequenos dicionários com som jazz, todas incompletas, todas preciosas, autênticas pistas de lançamento para investigação discográfica, ou em concerto, dos músicos escolhidos por quem as inventa, preferidos por quem as ouve.
É pois para todos os que por elas perguntam e de elas nada sabem que elas reaparecem.
Como nós, gostem muito de tudo. É o nosso desejo."
Compra obrigatória!