Monday, December 04, 2006
 
DJ SHADOW
THE OUTSIDER
CUT CHEMIST
THE AUDIENCE´S LISTENING
Há dias melhores que outros. Dias em que inspiração e imaginação correm de mãos dadas, lado a lado, em busca do fito. Perseguem um objectivo num mundo complexo. Procuram um sentido para a existência da arte dos seus autores. Mas também há dias em que tudo de positivo arreda-se de um músico ou produtor, deixando á mercê da desorientação, vulnerável a factores negativos. Momentos em que a sabedoria desvaira e deixa a arte na rua da amargura, sem paixão, fria e sem destino. Poderei estar a ser excessivamente dramático, mas há casos que merecem uma pequena reflexão, como «The Outsider» ou «The Audience’s Listening», álbuns que sobrevivem entre a fonteira do bom e do mau apesar do talento reconhecido dos seus autores.
Fica-se por saber, perante o primeiro contacto, se o defeito será da falta de ideias dos autores ou da expectativa exagerada do ouvinte. Sim, porque quem ouve tem um papel fundamental no discernimento da obra. Há casos evidentes em que o produto não tem qualquer essência e aí as conclusões são imediatas. Mas há casos mais sérios em que o autor não consegue arrumar múltiplas ideias no lugar certo e acaba por condenar a obra à confusão e à desorientação estética. E que papel terá o ouvinte nestas situações? Provavelmente, e especula-se, fazer o trabalho que o músico não conseguiu: dar sentido a tudo!
Em primeiro, poderá ser discutível as ideias e as intenções por detrás de «The Outsider» ou «The Audience’s Listening». Ambos os autores são produtores experientes e ambos movimentam-se no meio com um evidente e indiscutível reconhecimento. Mas será que nesta fase onde se exigiria afinco na sua música, eles simplesmente perderam a noção da quantidade de ideias e amontoaram uma série de músicas num CD sem se preocuparem com a sua caractrização? Muitas ideias, não é sinal de qualidade! É verdade, e uma vez mais a expectativa pode ser inimiga da arte, que um publico com desejos poderá não entender as orientações estéticas de um artista. No caso destes dois trabalhos será pertinente nos interrogarmos se existe uma orientação estética? E aqui a resposta poderá ser mais simples: Não!
Em segundo, a questão não será tanto saber qual o estado clínico da imaginação ou inspiração destes senhores ou compreender a ânsia do fã mas sim saber se tanto no caso de Dj Shadow ou Cut Chemist há ideias fortes que sustentem os trabalhos. Não! Definitivamente, não.
Fazer-se uma obra conceptual não está ao alcance de qualquer um. Também não se exigiria tanto destas personagens do hip-hop underground norte-americano, apesar da experiência e profissionalismo acumulado nestes últimos anos intima-los a produzir música séria, verdadeira e com essência.
Mas será que apesar da pobre orientação estética por detrás destes trabalhos não haverá música com qualidade? Haverá com certeza. Mas como um álbum funciona como todo, como um conjunto de músicas todas elas obedecendo a uma ideia e a uma série de coordenadas, não pode haver espaço para temas que apesar de todos eles produzidos pelo mesmo músico, em nada se identificam com outros temas incluidos no mesmo álbum. Acaba por ser um tiro no pé: as músicas anulam-se umas ás outras! Este será o principal e grande problema de «The Outsider» de DJ Shadow. Um álbum com bons temas mas que se descaracterizam uns aos outros. Como será possível que temas com uma qualidade indiscutível como 'Seein Thangs' e 'Backstage Girl' co-habitem no mesmo espaço? Talvez em álbuns diferentes, mas nunca no mesmo! Para não falar de um alinhamento descuidado que permite que se criem grupos e estilos distintos no mesmo álbum! Josh Davis já devia saber mais; e apesar da ideia de termos um Shadow abrangente, transversal, versátil, independente, com intentos de manter-se afastado de ondas de mercado, a verdade é que o resultado final leva-nos a concluir que estamos perante um «The Outsider« mal destino, ambíguo e desordenado.
Apesar de num estilo diferente, «The Audience’s Listening», com um Cut Chemist a mostrar mais os dotes no turntablism do que propriamente caracter na produção, a ideia que também fica é de confusão e ambiguidade. A pilhagem sonora é interessante mas desabrida e tempestuosa. Não há uma única ideia substancial a reter deste «The Audience’s Listening«, nem sequer um motivo que leve a audiência a parar para ouvir com muita atenção o que por aqui há para dizer. Estranho vindo de um DJ reputado como Lucas Macfadden, produtor de projectos como Unity Committee, Jurassic 5 ou Ozomatli, e envolvido no hip-hop underground de Los Angeles desde o início dos anos 90. Esperar-se-ia mais cuidados de produção, engenharia sonora que revelasse menos rudeza e no essencial alguma essência que levasse as suas ideias por diante e para além de alguma ingenuidade despropositada que intencionalmente revela e que em nada beneficia a elegância.
Espera-se no futuro algumas certezas porque aqui não encontramos nada senão pontuais momentos de prazer. Momentos com algum engenho. Essencialmente deparamos-nos com ambiguidades em grande escala, ideias perdidas, inspirações defraudadas ou extraviadas nos becos da imaginação. Perfeitos momentos de desorientação estética e raciocínios discúlos sintomáticos do excesso de ideias. Há que arrumar melhor a "casa" antes de chamar os "convidados"!
 
Comments: Post a Comment

<< Home



ARQUIVO 2006


  • VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL


  • r.b.S@myspace
    http://www.myspace.com/rbs1
    r.b.S@bodyspace
    http://www.bodyspace.net
    r.b.S hotmail
    r_b_santos_world@hotmail.com


    ARQUIVO
    Arquivo: 2005 < > Página principal


    ALGUNS DOS DISCOS MAIS MARCANTES DE 2006

  • KODE9 + THE SPACEAPE "MEMORIES OF THE FUTURE"

  • SPANKY WILSON & QUANTIC SOUL ORCHESTRA "I'AM THANKFUL"

  • JUNIOR BOYS "SO THIS IS GOODBYE"

  • AMP FIDDLER "AFRO STRUT"

  • THE BEAUTY ROOM "THE BEAUTY ROOM "

  • GIGI "GOLD & WAX"

  • FUJIYA + MIYAGI "TRANSPARANT THINGS"

  • INDIA.ARIE "TESTIMONY: VOLUME 1"

  • DANI SICILIANO "SLAPPERS"

  • BUGZ IN THE ATTIC "BACK IN THE DOGHOUSE"

  • NINO MOSCHELLA "THE FIX"

  • BURAKA SOM SISTEMA "FROM BURAKA TO THE WORLD"

  • BURIAL "BURIAL"

  • DOUBLE D FORCE "ENFORCE THE FUNK"

  • REKID "MADE IN MENORCA"

  • BOOKA SHADE "MOVEMENTS"

  • VISIONEERS "DIRTY OLD HIP-HOP"

  • HERBERT "SCALE"

  • GNARLS BARKLEY "ST ELSEWERE"

  • SPANK ROCK "YOYOYOYOYO"

  • FINK "BISCUITS FOR BREAKFAST"

  • DELL + FLÜGEL "SUPERSTRUCTURE"

  • GOTAN PROJECT "LUNÁTICO"

  • MASSIVE ATTACK "COLLECTED"

  • STEVE 'The Scotsman' HARVEY "THE EVERYDAY PEOPLE PROJECT"

  • V/A: SOUL JAZZ RECORDS: "BIG APPLE RAPPIN"

  • TWINSET "LIFESTYLE"

  • ALIF TREE "FRENCH CUISINE"

  • TIGA "SEXOR"

  • V/A: LIGHTS IN THE ATTIC: "WHEEDLE'S GROOVE"

  • LEFTIES SOUL CONNECTION "HUTSPOT"

  • NOSTALGIA 77 "SEVENS & EIGHTS"


    BLOGS DA CONCORRÊNCIA
    DEEP LOUNGE
  • < > DEEPER & SOUL < > ASSALTO SONORO < > HIP HOP ONE < > BAR LOUNGE < > PRIMOUZ < > MINIMAL LAND < > CHAFARICA < > ARTE DEL POP < > GRANDES SONS < > CLUB JOURNEYS < > ISO 800 < > SONS DE MÚSICA < > LÁGRIMA PSICODÉLICA < > PLAY IT AGAIN < > BLOG DO BIDÉ < > FESTIM NU < > CADERNO DE CORDA < > BEBEDEIRAS DE JAZZ < > THE BEAT CONNECTION CLUB < > ZWEI BUFEN INS BUFARDEN < > CONTRA CAMPO < > BRAIN MIXER < > BLOGOUVE-SE < > TAKE A BREAK < > BLOG DO MOUCO < > GRAVILHA < > ESCUTA-ME < > SOM-ACTIVO < > SOFÁ LARANJA < > COOL 2 RA < > HIT DA BREAKZ < > O SOM E A FÚRIA < > P0WER UP < > CELOFANE < > MPC4000 < > INTERVENÇÕES SONORAS < > MAJOR ELECTRICO < > BEAT BOX < > ISABELLE CHASE OTELO SARAIVA DE CARVALHO < > SOUND MUSIC < > KOMBATE < > SOUND + VISION < > O PUTO - O TIPO - O TÓTÓ < > PLANETA POP < > MISS POP MARIA < > REC POP < > OLHARES SOBRE O HIP-HOP < > A FORMA DO JAZZ < > BLUE RED & DARK < > 100Th WINDOW < > GONN1000 < > PENSAMENTOS CORRENTES... PENSAMENTOS PENDENTES < > apARTES < > ECLETISMO MUSICAL < > THREE 4 FIVE < > ACISUM/MUSICA < > KRAAK FM <'+++< < > CADÊNCIAS < > JAZZ-IN < > 2+2=5 < > 4MUZIQUE < > ***THE TRACKER*** < > CLUBE MERCADO < > MUNDO URBANO < > CAIXA DE RITMOS < > QUARK! QUARK! < > SUB URBANO < > BIG BLACK BOAT < > A VIDA SÃO 2 DIAS, CARNAVAL 3 E A KEIMA 7 < > PASMOS FILTRADOS < > O GATO CÓSMCO < > ANIME PT < > ALFINETE DE PEITO < > O BLOG DO BURRO < > APOCALIPSE JÁ! < > JULGAMENTO PÚBLICO


    OUTROS LINKS
    JELLY JAZZ < > WE GO FUNK < > BORN TO JAZZ MOVEMENT < > SYMBIOSE < > POSITIVE VIBES < > FLUR < > ANANANA < > JOJO's < > RÁDIO OXIGÉNIO < > R.U.COIMBRA < > RUA DE BAIXO < > WW GILLES PETERSON : BBC Radio 1 < > PITCHFORK < > BODYSPACE < > ANIME Portugal < > MUNDO BIZZARE < > O NU-JAZZ E A SOUL... < > I.n.f.i.l.t.r.a.t.i.o.n. < > MAGIC & ACCIDENT < > COMPOST RECORDS < > SONAR KOLLEKTIV < > NINJA TUNE < > BASIC SOUL < > SOUL SEDUCTION < > BLUE NOTE < > Star Trek < > PORTUGAL NO SEU MELHOR!


    MOTOR DE BUSCA
    Google
    Procurar na Web Procurar no domínio


    REFLEXÕES
    "Em geral, sempre que há¡ algo melhor, há também algo óptimo. Mas, dado que entre as coisas que existem, uma é melhor que outra, há também uma coisa óptima, e esta seria a divina. "
    Aristótles


    "De todas as artes que conseguem crescer no solo de uma dada cultura, a música é a última das plantas a germinar, talvez porque é a mais interiorizada, e, por conseguinte, aquela cuja época vem mais tarde é o Outono e a desfloração dessa cultura. A alma da Idade Média cristã encontrou a sua expressão mais acabada na arte dos mestres holandeses: a arquitectura musical por eles elaborada é a irmã póstuma, não obstante legí­tima e igual em direitos, da arte gótica. Foi na música de Haendel que tomou forma musical aquilo que de melhor havia na alma de Lutero e dos seus, esse acento judaico-hebráico que deu á Reforma um certo ar de grandeza: o Antigo Testamento faz música, o novo não. Mozart, o primeiro, restituiu em metal soante todas as aquisições do século de Luí­s XIV e a arte de um Racine e de um Claude Lorrain. Há na música de Beethoven e de Rossini que a melodiosamente respira o século de XVIII, o século do devaneio, do ideal destruído, da fugaz felicidade. Toda a verdadeira música, toda a música original, é um canto do cisne. Talvez a nossa música moderna, seja qual for o seu império, e a sua tirania, tenha diante de si apenas um curto espaço de tempo, porque surgiu de uma cultura cujo solo minado rapidamente se afunda, de uma cultura que em breve será¡ absorvida."
    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


    NÚMERO DE VISITAS


    Locations of visitors to this page

    PUBLICIDADE





    Powered by Blogger


    Estou no Blog.com.pt


    PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses




    Blogarama - The Blog Directory








    referer referrer referers referrers http_referer






    (C) 2006