Monday, October 02, 2006
 
PHARRELL
IN MY MIND
Havia dias em que tudo era mais simples e despreocupado. Os movimentos escondiam-se por trás de um computador, o trabalho era virtuoso e executado com garbo e as intenções mantinham-se honestas. No fundo quando os focos de luz apontavam para outros... Hoje tudo é diferente. O trabalho convincente deixou de o ser. A honestidade foi substituída por ambição desmedida. A descrição possuída pelo síndroma do vedetismo. Enfim, quem antes era um trabalhor casto e esforçado, a pensar no bem de uma comunidade sem inspiração, passou a ser uma máquina industrial fazedora de dinheiro, preocupada com uma imagem...
Uma frase explica quase tudo: Pharrell deixou-se engolir pela indústria musical. Resta saber se foi intencional ou um acidente. À muito que namorava o "monstro" e à muito que via o sucesso passar ao lado.
A imagem de marca dos The Neptune rendeu os primeiros louros quando nos meados de 90 introduziram uma linguagem minimal, tecnológica e sincrética no r&b e no hip-hop. Era uma lufada de ar numa produção sem nervo e sem capacidade de renovação própria. Abriram-se as janelas e o mofo começou a sair. Pharrell e Chad Hugo desafiavam os paradigmas, os clássicos e, à semelhança de Timberland, em vez de mutilar o legado histórico da música afro-americana tradicional, procuraram criar um r&b com personalidade nova, própria, com atitude, moderna. Era a inovação, a novidade e a excitação. Todos queriam Pharrell e Chad Hugo. No Doubt, Janet, Britney Spears, *NSYNC, TLC, Usher, Mary J. Blige, Toni Braxton, Kelis, Busta Rhymes, Babyface, Mariah Carey e Justin Timberlake. Todos queriam a produção da dupla e todos acabaram por ter sucesso depois do toque singular dos The Neptune.
Mas enquanto Chad Hugo soube manter distância, mesmo quando os focos obrigavam a mediatização dos N*E*R*D, já Pharrell envolvia-se com a sua própria imagem nos clips da MTV. E gostou da sua imagem... Aparentemente é isso que desenvolve com preocupação e garbo, neste momento.
Com a edição do muito aguardado «In My Mind» ficamos realmente a saber o que passa pela mente de Pharrell: sucesso, muito sucesso! A vida de luxúria desviou-o dos propósitos que o movia à dez anos atrás. O álbum debutante, além de não trazer nada de novo, também não trás nada de melhor. Nada é acrescentado. A história escreve-se com o mesmo papel e caneta, com a mesma técnica, mesma sintaxe.
A música é na grande maioria das vezes banal e superficial, sem grande substância e alma. O alinhamento é descuidado, para não falar péssimo, mostrando duas facetas de Pharrell: uma de produtor hip-hop preocupado com o proverbial – na primeira parte do CD; outra, de vedeta maníaca que procura explorar o seu próprio glamour em temas r&b languentos – na segunda metade. Nem as colaborações – Gwen Stefani, Slim Thug, Snoop Dogg, Jay-Z, Kanye West –, que nada acrescentam de mais valia à música de Pharrell, ajudam o produtor a superar a crise criativa...
Eis a ironia: Pharrell critica quem em Hollywood passou a viver uma vida materialista, com o sexo desvairado em mansões luxuosas. Fala de futilidades sumptuosas, de manias de vedetismo e de amores traídos ou não correspondidos. Tudo assuntos caros à grande maioria dos músicos r&b do momento, inclusive ele. Um valente tiro no pé...
Da imagem actual e imediata de Pharrell Williams percebemos que de agora em diante temos um produtor narcisista que se apaixonou pelo sucesso e dele não deverá abdicar tão cedo. É pena para quem já demostrou talento. A desilusão do ano!
 
Comments: Post a Comment

<< Home



ARQUIVO 2006


  • VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL


  • r.b.S@myspace
    http://www.myspace.com/rbs1
    r.b.S@bodyspace
    http://www.bodyspace.net
    r.b.S hotmail
    r_b_santos_world@hotmail.com


    ARQUIVO
    Arquivo: 2005 < > Página principal


    ALGUNS DOS DISCOS MAIS MARCANTES DE 2006

  • KODE9 + THE SPACEAPE "MEMORIES OF THE FUTURE"

  • SPANKY WILSON & QUANTIC SOUL ORCHESTRA "I'AM THANKFUL"

  • JUNIOR BOYS "SO THIS IS GOODBYE"

  • AMP FIDDLER "AFRO STRUT"

  • THE BEAUTY ROOM "THE BEAUTY ROOM "

  • GIGI "GOLD & WAX"

  • FUJIYA + MIYAGI "TRANSPARANT THINGS"

  • INDIA.ARIE "TESTIMONY: VOLUME 1"

  • DANI SICILIANO "SLAPPERS"

  • BUGZ IN THE ATTIC "BACK IN THE DOGHOUSE"

  • NINO MOSCHELLA "THE FIX"

  • BURAKA SOM SISTEMA "FROM BURAKA TO THE WORLD"

  • BURIAL "BURIAL"

  • DOUBLE D FORCE "ENFORCE THE FUNK"

  • REKID "MADE IN MENORCA"

  • BOOKA SHADE "MOVEMENTS"

  • VISIONEERS "DIRTY OLD HIP-HOP"

  • HERBERT "SCALE"

  • GNARLS BARKLEY "ST ELSEWERE"

  • SPANK ROCK "YOYOYOYOYO"

  • FINK "BISCUITS FOR BREAKFAST"

  • DELL + FLÜGEL "SUPERSTRUCTURE"

  • GOTAN PROJECT "LUNÁTICO"

  • MASSIVE ATTACK "COLLECTED"

  • STEVE 'The Scotsman' HARVEY "THE EVERYDAY PEOPLE PROJECT"

  • V/A: SOUL JAZZ RECORDS: "BIG APPLE RAPPIN"

  • TWINSET "LIFESTYLE"

  • ALIF TREE "FRENCH CUISINE"

  • TIGA "SEXOR"

  • V/A: LIGHTS IN THE ATTIC: "WHEEDLE'S GROOVE"

  • LEFTIES SOUL CONNECTION "HUTSPOT"

  • NOSTALGIA 77 "SEVENS & EIGHTS"


    BLOGS DA CONCORRÊNCIA
    DEEP LOUNGE
  • < > DEEPER & SOUL < > ASSALTO SONORO < > HIP HOP ONE < > BAR LOUNGE < > PRIMOUZ < > MINIMAL LAND < > CHAFARICA < > ARTE DEL POP < > GRANDES SONS < > CLUB JOURNEYS < > ISO 800 < > SONS DE MÚSICA < > LÁGRIMA PSICODÉLICA < > PLAY IT AGAIN < > BLOG DO BIDÉ < > FESTIM NU < > CADERNO DE CORDA < > BEBEDEIRAS DE JAZZ < > THE BEAT CONNECTION CLUB < > ZWEI BUFEN INS BUFARDEN < > CONTRA CAMPO < > BRAIN MIXER < > BLOGOUVE-SE < > TAKE A BREAK < > BLOG DO MOUCO < > GRAVILHA < > ESCUTA-ME < > SOM-ACTIVO < > SOFÁ LARANJA < > COOL 2 RA < > HIT DA BREAKZ < > O SOM E A FÚRIA < > P0WER UP < > CELOFANE < > MPC4000 < > INTERVENÇÕES SONORAS < > MAJOR ELECTRICO < > BEAT BOX < > ISABELLE CHASE OTELO SARAIVA DE CARVALHO < > SOUND MUSIC < > KOMBATE < > SOUND + VISION < > O PUTO - O TIPO - O TÓTÓ < > PLANETA POP < > MISS POP MARIA < > REC POP < > OLHARES SOBRE O HIP-HOP < > A FORMA DO JAZZ < > BLUE RED & DARK < > 100Th WINDOW < > GONN1000 < > PENSAMENTOS CORRENTES... PENSAMENTOS PENDENTES < > apARTES < > ECLETISMO MUSICAL < > THREE 4 FIVE < > ACISUM/MUSICA < > KRAAK FM <'+++< < > CADÊNCIAS < > JAZZ-IN < > 2+2=5 < > 4MUZIQUE < > ***THE TRACKER*** < > CLUBE MERCADO < > MUNDO URBANO < > CAIXA DE RITMOS < > QUARK! QUARK! < > SUB URBANO < > BIG BLACK BOAT < > A VIDA SÃO 2 DIAS, CARNAVAL 3 E A KEIMA 7 < > PASMOS FILTRADOS < > O GATO CÓSMCO < > ANIME PT < > ALFINETE DE PEITO < > O BLOG DO BURRO < > APOCALIPSE JÁ! < > JULGAMENTO PÚBLICO


    OUTROS LINKS
    JELLY JAZZ < > WE GO FUNK < > BORN TO JAZZ MOVEMENT < > SYMBIOSE < > POSITIVE VIBES < > FLUR < > ANANANA < > JOJO's < > RÁDIO OXIGÉNIO < > R.U.COIMBRA < > RUA DE BAIXO < > WW GILLES PETERSON : BBC Radio 1 < > PITCHFORK < > BODYSPACE < > ANIME Portugal < > MUNDO BIZZARE < > O NU-JAZZ E A SOUL... < > I.n.f.i.l.t.r.a.t.i.o.n. < > MAGIC & ACCIDENT < > COMPOST RECORDS < > SONAR KOLLEKTIV < > NINJA TUNE < > BASIC SOUL < > SOUL SEDUCTION < > BLUE NOTE < > Star Trek < > PORTUGAL NO SEU MELHOR!


    MOTOR DE BUSCA
    Google
    Procurar na Web Procurar no domínio


    REFLEXÕES
    "Em geral, sempre que há¡ algo melhor, há também algo óptimo. Mas, dado que entre as coisas que existem, uma é melhor que outra, há também uma coisa óptima, e esta seria a divina. "
    Aristótles


    "De todas as artes que conseguem crescer no solo de uma dada cultura, a música é a última das plantas a germinar, talvez porque é a mais interiorizada, e, por conseguinte, aquela cuja época vem mais tarde é o Outono e a desfloração dessa cultura. A alma da Idade Média cristã encontrou a sua expressão mais acabada na arte dos mestres holandeses: a arquitectura musical por eles elaborada é a irmã póstuma, não obstante legí­tima e igual em direitos, da arte gótica. Foi na música de Haendel que tomou forma musical aquilo que de melhor havia na alma de Lutero e dos seus, esse acento judaico-hebráico que deu á Reforma um certo ar de grandeza: o Antigo Testamento faz música, o novo não. Mozart, o primeiro, restituiu em metal soante todas as aquisições do século de Luí­s XIV e a arte de um Racine e de um Claude Lorrain. Há na música de Beethoven e de Rossini que a melodiosamente respira o século de XVIII, o século do devaneio, do ideal destruído, da fugaz felicidade. Toda a verdadeira música, toda a música original, é um canto do cisne. Talvez a nossa música moderna, seja qual for o seu império, e a sua tirania, tenha diante de si apenas um curto espaço de tempo, porque surgiu de uma cultura cujo solo minado rapidamente se afunda, de uma cultura que em breve será¡ absorvida."
    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


    NÚMERO DE VISITAS


    Locations of visitors to this page

    PUBLICIDADE





    Powered by Blogger


    Estou no Blog.com.pt


    PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses




    Blogarama - The Blog Directory








    referer referrer referers referrers http_referer






    (C) 2006