Monday, October 02, 2006
 
OUTKAST
IDLEWILD
Por vezes não há remédio que salve um projecto da doença. E por vezes mais vale admitir que o fim é a melhor solução. É certo que um "ouvinte-médico" com boa formação e eticamente firme jamais desistiria do seu paciente, mas outros prefeririam o fim rápido e indolor quando perante uma doença sem cura.
Os Outkast atingiram um impasse conceptual quando em 2003 editaram «Speakerboxxx/The Love Below», o seu derradeiro álbum enquanto grupo. É irónico que a solução encontada na altura tenha sido na verdade dois álbuns a solo sobe um rótulo artistico. Dois registos distintos que reflectiam a personalidade dos seus autores e as suas orientações estéticas. Daí em diante nada mais havia a fazer para remediar a opção conceptual. À muito que Big Boi e Andre 3000 andavam em desacordo e «Speakerboxxx/The Love Below» provou que o trabalho em equipa tinha os dias contados.
Com o sucesso do quinto álbum – especialmente de ‘Hey Ya!’ –, e do consequente reconhecimento nos Grammy, a dupla entendeu prolongar a agonia do trabalho criativo em conjunto e editar «Idlewild», uma pseudo-banda-sonora para um suposto filme com o mesmo nome.
A própria capa sugere algumas ideias de separação que serão confirmadas no interior… na música, propriamente dita. Enquanto Big Boy, envergando um sumptuoso casaco de peles, segura o microfone – estilo anos 30 – aguardando a música para por os seus dotes de MC em prática; Andre 3000, sentado ao piano, mostra-se humildemente concentrado no trabalho de composição. Apesar das qualidades do rap de Big, seria na composição que supostamente deveria estar toda a esperança na operação «Idlewild». Algo que desta vez também falhou para Andre, apesar do interesse de alguns temas soulful por si produzidos.
Em «Idlewild» ambos dão a impressão de competição entre si. Todo o trabalho apresentado orbíta em torno de um conceito de gangsta-rap versão anos 30, no entanto apenas os temas de Andre 3000 têm a consistência que permite as reminiscências.
Por boa vontade que haja, a ideia que fica de «Idlewild» é que é um disco confuso, discúlo, vadio (como o título sugere), perdido entre o conceito e uma luta de personalidades. E isso transparece logo nos primeiros temas. A música é bem produzida mas a confusão de ideias e o longo alinhamento do álbum cria uma ideia de inconsistência estética que deixa o ouvinte indeciso entre “o peixe” e a “carne”.
Os OutKast nunca se repetiram e em cinco álbuns editados desde 1994, sempre superaram-se a si mesmos. Isto aconteceu enquanto trabalharam em equipa, enquanto dois espíritos unidos por uma causa empenhavam-se na concretização de ideias. Hoje em dia, duas almas desavindas, que lutam por causas diferentes, tornaram estéril o campo de acção virtuoso outrora chamado OutKast. E para essa doença não há cura!
 
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    "De todas as artes que conseguem crescer no solo de uma dada cultura, a música é a última das plantas a germinar, talvez porque é a mais interiorizada, e, por conseguinte, aquela cuja época vem mais tarde é o Outono e a desfloração dessa cultura. A alma da Idade Média cristã encontrou a sua expressão mais acabada na arte dos mestres holandeses: a arquitectura musical por eles elaborada é a irmã póstuma, não obstante legí­tima e igual em direitos, da arte gótica. Foi na música de Haendel que tomou forma musical aquilo que de melhor havia na alma de Lutero e dos seus, esse acento judaico-hebráico que deu á Reforma um certo ar de grandeza: o Antigo Testamento faz música, o novo não. Mozart, o primeiro, restituiu em metal soante todas as aquisições do século de Luí­s XIV e a arte de um Racine e de um Claude Lorrain. Há na música de Beethoven e de Rossini que a melodiosamente respira o século de XVIII, o século do devaneio, do ideal destruído, da fugaz felicidade. Toda a verdadeira música, toda a música original, é um canto do cisne. Talvez a nossa música moderna, seja qual for o seu império, e a sua tirania, tenha diante de si apenas um curto espaço de tempo, porque surgiu de uma cultura cujo solo minado rapidamente se afunda, de uma cultura que em breve será¡ absorvida."
    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


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