Friday, September 15, 2006
 
QUANTIC
AN ANNOUNCEMENT TO ANSWER
Acreditarmos na improbabilidade de erros acontecerem será certamente um erro só por si. Se é verdade que errar é humano e que muita das vezes do engano nasce a solução para o problema, certo também será que uma vez o erro cometido, jamais poderemos voltar a trás. Acreditar no génio pondo de parte a sua falibilidade, poderá vir ser motivo de desilusão mais cedo ou mais tarde.
Na análise de uma obra, o importante será ser-se equilibrado, mantendo a harmonia entre a subjectividade e a objectividade de forma a crítica ser ponderada e essencialmente o mais justa possível. E ter consciência que os melhores também erram.
Á muito que Will Holland revelou o seu talento, arte e engenho na elaboração da sua música. Produtor habilidoso, procura em todos os projectos em que está envolvido uma metodologia que permita confluir para uma linguagem única diversas tipologias com origem nas mais diversas zonas do globo. Um dos mais relevantes talentos de Will será essa capacidade de sincretismo, de síntese, apreendendo o melhor de dois mundos, fundando assim o seu próprio universo sonoro. A agudeza de espírito tem-lhe valido as mais diversas reacções por todo o mundo, tendo revelando com naturalidade o engenho de músico que nasceu na era do sampler, mas que tem sabido explorar a dinâmica que só o contacto real com os instrumentos e o palco pode proporcionar.
Envolvido em diversos projectos, mas basicamente reconhecido pelos seus projectos Quantic – os originais e remisturas – e Quantic Soul Orchestra, a verdade é que a sua música tem estado entre o melhor que se tem produzido nestes últimos dez anos. Depois das experiências em estúdio de «The 5th Exotic» e «Apricot Morning» enquanto Quantic, decidiu dar vida á sua música em palco. O gosto pelo funk e pela soul, impresso em todos os seus registos, permitiu-lhe a observação directa das reacções do público à sua música, à sua dinâmica de palco e perceber a grande diferença entre tocar a sua música num set e comover uma multidão num concerto de sala. A experiência permitiu uma l
igeira mudança na forma de compor e produzir a sua música, bem patente na forma mais espontânea a que soava a amalgama «Mishaps Happening» de 2003.
Depois de mais um álbum como Quantic Soul Orchesta («Pushin' On» - 2005) e de uma antologia de remisturas e lados B («One Off’s Remixes and B Sides» - 2006), chega aos escaparates o quarto álbum enquanto Quantic: «An Announcement to Answer».
Todos reconhecemos em Will Holand a capacidade de trabalho e a qualidade desse trabalho. A recompensa e a dignidade pelo labor é indiscutível e não deverá ser agora que, perante um pequeno deslize, seja posto em causa toda uma vida de dedicação á causa soul-jazz-funk modernista.
O próprio título deixa algumas pistas -- subretudo incertezas -- sobre o conteúdo do disco: um anúncio a responder! Essencialmente são dúvidas e interrogações que ficam por responder quando nos apercebemos que o dinamismo criativo perdeu-se no processo de produção ou que aparentemente não existe uma concepção por detrás deste disco. O que para um artista como este é muito estranho. «An Announcement to Answer» mais parece uma compilação rápida de temas perdidos e nunca editados do que um álbum propriamente dito. A música é sem dúvida quantificada por Quantic, o traço de autor confirma-o. Mas tudo soa incompleto e insípido. Como se faltasse um tempero próprio que permitisse distinguir este disco dos do passado…
O erro, que esperemos que seja único, está aí! Uma obra inconsequente, insossa e com pouca história para contar, que revela um Quantic cansado e pouco inspirado. O repouso é agora obrigatório!
 
Comments: Post a Comment

<< Home



ARQUIVO 2006


  • VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL


  • r.b.S@myspace
    http://www.myspace.com/rbs1
    r.b.S@bodyspace
    http://www.bodyspace.net
    r.b.S hotmail
    r_b_santos_world@hotmail.com


    ARQUIVO
    Arquivo: 2005 < > Página principal


    ALGUNS DOS DISCOS MAIS MARCANTES DE 2006

  • KODE9 + THE SPACEAPE "MEMORIES OF THE FUTURE"

  • SPANKY WILSON & QUANTIC SOUL ORCHESTRA "I'AM THANKFUL"

  • JUNIOR BOYS "SO THIS IS GOODBYE"

  • AMP FIDDLER "AFRO STRUT"

  • THE BEAUTY ROOM "THE BEAUTY ROOM "

  • GIGI "GOLD & WAX"

  • FUJIYA + MIYAGI "TRANSPARANT THINGS"

  • INDIA.ARIE "TESTIMONY: VOLUME 1"

  • DANI SICILIANO "SLAPPERS"

  • BUGZ IN THE ATTIC "BACK IN THE DOGHOUSE"

  • NINO MOSCHELLA "THE FIX"

  • BURAKA SOM SISTEMA "FROM BURAKA TO THE WORLD"

  • BURIAL "BURIAL"

  • DOUBLE D FORCE "ENFORCE THE FUNK"

  • REKID "MADE IN MENORCA"

  • BOOKA SHADE "MOVEMENTS"

  • VISIONEERS "DIRTY OLD HIP-HOP"

  • HERBERT "SCALE"

  • GNARLS BARKLEY "ST ELSEWERE"

  • SPANK ROCK "YOYOYOYOYO"

  • FINK "BISCUITS FOR BREAKFAST"

  • DELL + FLÜGEL "SUPERSTRUCTURE"

  • GOTAN PROJECT "LUNÁTICO"

  • MASSIVE ATTACK "COLLECTED"

  • STEVE 'The Scotsman' HARVEY "THE EVERYDAY PEOPLE PROJECT"

  • V/A: SOUL JAZZ RECORDS: "BIG APPLE RAPPIN"

  • TWINSET "LIFESTYLE"

  • ALIF TREE "FRENCH CUISINE"

  • TIGA "SEXOR"

  • V/A: LIGHTS IN THE ATTIC: "WHEEDLE'S GROOVE"

  • LEFTIES SOUL CONNECTION "HUTSPOT"

  • NOSTALGIA 77 "SEVENS & EIGHTS"


    BLOGS DA CONCORRÊNCIA
    DEEP LOUNGE
  • < > DEEPER & SOUL < > ASSALTO SONORO < > HIP HOP ONE < > BAR LOUNGE < > PRIMOUZ < > MINIMAL LAND < > CHAFARICA < > ARTE DEL POP < > GRANDES SONS < > CLUB JOURNEYS < > ISO 800 < > SONS DE MÚSICA < > LÁGRIMA PSICODÉLICA < > PLAY IT AGAIN < > BLOG DO BIDÉ < > FESTIM NU < > CADERNO DE CORDA < > BEBEDEIRAS DE JAZZ < > THE BEAT CONNECTION CLUB < > ZWEI BUFEN INS BUFARDEN < > CONTRA CAMPO < > BRAIN MIXER < > BLOGOUVE-SE < > TAKE A BREAK < > BLOG DO MOUCO < > GRAVILHA < > ESCUTA-ME < > SOM-ACTIVO < > SOFÁ LARANJA < > COOL 2 RA < > HIT DA BREAKZ < > O SOM E A FÚRIA < > P0WER UP < > CELOFANE < > MPC4000 < > INTERVENÇÕES SONORAS < > MAJOR ELECTRICO < > BEAT BOX < > ISABELLE CHASE OTELO SARAIVA DE CARVALHO < > SOUND MUSIC < > KOMBATE < > SOUND + VISION < > O PUTO - O TIPO - O TÓTÓ < > PLANETA POP < > MISS POP MARIA < > REC POP < > OLHARES SOBRE O HIP-HOP < > A FORMA DO JAZZ < > BLUE RED & DARK < > 100Th WINDOW < > GONN1000 < > PENSAMENTOS CORRENTES... PENSAMENTOS PENDENTES < > apARTES < > ECLETISMO MUSICAL < > THREE 4 FIVE < > ACISUM/MUSICA < > KRAAK FM <'+++< < > CADÊNCIAS < > JAZZ-IN < > 2+2=5 < > 4MUZIQUE < > ***THE TRACKER*** < > CLUBE MERCADO < > MUNDO URBANO < > CAIXA DE RITMOS < > QUARK! QUARK! < > SUB URBANO < > BIG BLACK BOAT < > A VIDA SÃO 2 DIAS, CARNAVAL 3 E A KEIMA 7 < > PASMOS FILTRADOS < > O GATO CÓSMCO < > ANIME PT < > ALFINETE DE PEITO < > O BLOG DO BURRO < > APOCALIPSE JÁ! < > JULGAMENTO PÚBLICO


    OUTROS LINKS
    JELLY JAZZ < > WE GO FUNK < > BORN TO JAZZ MOVEMENT < > SYMBIOSE < > POSITIVE VIBES < > FLUR < > ANANANA < > JOJO's < > RÁDIO OXIGÉNIO < > R.U.COIMBRA < > RUA DE BAIXO < > WW GILLES PETERSON : BBC Radio 1 < > PITCHFORK < > BODYSPACE < > ANIME Portugal < > MUNDO BIZZARE < > O NU-JAZZ E A SOUL... < > I.n.f.i.l.t.r.a.t.i.o.n. < > MAGIC & ACCIDENT < > COMPOST RECORDS < > SONAR KOLLEKTIV < > NINJA TUNE < > BASIC SOUL < > SOUL SEDUCTION < > BLUE NOTE < > Star Trek < > PORTUGAL NO SEU MELHOR!


    MOTOR DE BUSCA
    Google
    Procurar na Web Procurar no domínio


    REFLEXÕES
    "Em geral, sempre que há¡ algo melhor, há também algo óptimo. Mas, dado que entre as coisas que existem, uma é melhor que outra, há também uma coisa óptima, e esta seria a divina. "
    Aristótles


    "De todas as artes que conseguem crescer no solo de uma dada cultura, a música é a última das plantas a germinar, talvez porque é a mais interiorizada, e, por conseguinte, aquela cuja época vem mais tarde é o Outono e a desfloração dessa cultura. A alma da Idade Média cristã encontrou a sua expressão mais acabada na arte dos mestres holandeses: a arquitectura musical por eles elaborada é a irmã póstuma, não obstante legí­tima e igual em direitos, da arte gótica. Foi na música de Haendel que tomou forma musical aquilo que de melhor havia na alma de Lutero e dos seus, esse acento judaico-hebráico que deu á Reforma um certo ar de grandeza: o Antigo Testamento faz música, o novo não. Mozart, o primeiro, restituiu em metal soante todas as aquisições do século de Luí­s XIV e a arte de um Racine e de um Claude Lorrain. Há na música de Beethoven e de Rossini que a melodiosamente respira o século de XVIII, o século do devaneio, do ideal destruído, da fugaz felicidade. Toda a verdadeira música, toda a música original, é um canto do cisne. Talvez a nossa música moderna, seja qual for o seu império, e a sua tirania, tenha diante de si apenas um curto espaço de tempo, porque surgiu de uma cultura cujo solo minado rapidamente se afunda, de uma cultura que em breve será¡ absorvida."
    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


    NÚMERO DE VISITAS


    Locations of visitors to this page

    PUBLICIDADE





    Powered by Blogger


    Estou no Blog.com.pt


    PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses




    Blogarama - The Blog Directory








    referer referrer referers referrers http_referer






    (C) 2006