HERBERT "SCALE"
Andará Herbert perdido? Não! Alguns poderão estar a vaticinar o colapso do tão seguro universo sonoro ou a esterilização dos ideais do P.C.C.O.M. Nada disso vislumbro no horizonte. Apenas reconheço que Herbert decidiu fazer uma pequena pausa nas suas investidas mais arrojadas e radicais e fazer uma recapitulação da matéria já apresentada.
Herbert é um produtor inteligente e atento ao que se passa á sua volta. Criou os seus próprios princípios e à escala dos seus critérios tem produzido alguma da melhor música electrónica dos últimos dez anos.
Scale capta todos os momentos da carreira de Herbert, colocando na escala necessária todos os registos passados, aproveitando para investir uma vez mais nos sentimentos - entre o que sentiu e ainda sente - , isto numa óptica mais intimista, e o intento de continuar a elevar os níveis acima da media num plano mais formal.
Por aqui a house, que marcou o inicio da carreira, existe de forma mais discreta, como uma técnica que arquitectura sons exigentemente geométricos. Os diários sonoros primorosamente produzidos com a habitual perícia manipuladora mantéem-se, recordando-se os melhores momentos de Dr Rockit. A electrónica torcida e retorcida, trazendo à memória as experiências de Wishmoutain, concretiza-se com naturalidade e com a habilidade típica. As melodias acabam por ser características de quem procura à anos, em conjunto com Dani Siciliano, o ideal pop e a inventividade melódica como estímulo para o trabalho quotidiano. O ideal jazz volta a ser revisto à luz de um velho sonho de Big Band.
Scale vive muito do conceptualismo em busca do prazer carnal e acaba por não ser uma ruptura com o passado, mas sim um passo em que toda a matéria periférica sucumbe para um centro. Todo o trabalho de anos une-se num único ponto, dando-se assim um nó... Não há falta de inventividade ou de inspiração, apenas a vontade de colocar no centro da acção todas as ideias que motivaram Herbert nos últimos anos, mesmo que para isso tenha de soar mais pop que o habitual.
Arquivo: 2005
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