Sunday, February 19, 2006
  THOMAS BRINKMANN "LUCKY HANDS"
Inspirado no presente pela música de Sakamoto, Mike Ink, Richie Hawtin, Panasonic ou Daniel Bell, Brinkmann começou a lidar com a música no início dos anos 80. Ainda adolescente, decidiu criar e manipular loops sacados de um prato de gira-discos; uma precisão que permitiu-lhe refinar a composição de matéria própria. O desenvolvimento da técnica do scratch tornou-o num perfeccionista onde os mais pequenos pormenores podiam fazer a diferença. Argumentos válidos de depuração sonora e o requinte na manipulação do pormenor, visto por muitos como radicais, tal como a sua noção de arte, conduziram-no a uma orientação estética clara depois dos entusiasmos da alvorada techno.
Contrariando a evolução natural do som de Detroit durante os anos 90, Brinkmann ignorou as cadências robustas e aceleradas que caracterizavam o género, decidindo despir a música a uma estrutura esquelética onde prevaleciam os pormenores entoados pelo dub e a flexibilidade do baixo protagonizada pelo funk. Por isso mesmo, o alemão é muito conotado com a música experimental, e o techno ultra minimal, que caracteriza boa parte da música electrónica nascida na Alemanha nos últimos anos.

Depois das remisturas para o projecto de Richie Hawtin, Plastikman, (Conceptions – 1996), do entusiasmo com a música de Mike Ink e da Studio 1 Records (Variationen – 1997) e mais de uma dezena de álbuns e mini-álbuns, entre eles Clicks (2000) ou Tokyo Plus 1 (2004), para não falar da longa discografia no formato Maxi 12”, Thomas Brinkmann edita “Lucky Hands” O novo registo quebra substancialmente a ideia que liga o nome do autor ao techno minimal que o caracterizou ao longo dos últimos anos, para abrir agora uma nova janela que conduz possivelmente a uma nova orientação estética na música produzida pelo alemão. A noção semi-pop do autor, as memórias de 80, a flexibilidade do funk e os pormenores suspensos pelo dub, levam Brinkmann numa viagem techno onde a máquina se funde com o homem e onde um par de mãos sortudas e habilidosas conseguem fazer coexistir os ideais pop dos Talking Heads ou dos The Smith com os princípios pessoais de liberdade artistica de Brinkmann e a visão futurista dos Kraftwerk.
 
Comments:
Não esqueçer de referir que o "Lucky Hands" foi editado pela Max Ernst (na qual Brinkmann é dirigente, a par de outras labels como a Ernst, Max, & Supposé),Novembro de 2005. A respeito do artista, agradam-me as sonoridades tech funk, recheadas de synths electrónicos, invocadas por Thomas. Bom post... keep it underground rsb ;)
Links: http://www.max-ernst.de
 
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    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


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